quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013





5º ano que virou 6º ano

6º ANO E SUAS ADAPTAÇÕES
Na transição do 5º para o 6º ano há uma ruptura com uma estrutura a que o aluno estava habituada e surge uma nova dinâmica escolar e tudo isso requer do aluno uma série de adaptações.
      Mais professores,novas disciplinasconteúdos   mais comple-xos e aprofundados e, para alguns, uma nova escola.
      Exige maior organização;  mais rapidez para cumprir os períodos de cada disciplina; mais autonomia e responsabilidade; surgem novas exigências;
      Tudo isso somado à entrada na adolescência. A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental II é marcada por uma série de mudanças que irão representar um saudável desafio para o aluno.




ISSO NÃO É PROBLEMA!
Estas novidades não devem ser entendidas como um problema. Ao contrário, este é um período em que a criança desenvolverá habilidades importantes para vida adulta, como lidar com as diferenças, organizar prioridades, fazer escolhas, administração das tarefas e do tempo e muitas outras. Os pais devem saborear estas conquistas. 
E A FAMÍLIA?
      A primeira providência é compreender que para cuidar, é preciso OLHAR PARA A NECESSIDADE do outro, para oferecer o que é de fato essencial, nem a mais e nem a menos.
      Os pais precisam assumir o papel de coadjuvantes importantes, dão exemplos e apoiam em um caminho de conquista de autonomia.
      É muito importante que a criança aprenda a lidar com os novos desafios e com as responsabilidades para que perceba seu verdadeiro potencial, muitas vezes escondido pelo excesso de tutoria.
O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

      Trabalhar diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e ações voltadas para questões como valores, atitudes, emoções e sentimentos.
      Trabalhando com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamentos: com colegas, aluno e professor, vivências familiares, etc
       Atuando em parceria com os professores, com a coordenação pedagógica e com a família.
      Orientar os alunos quanto ao calendário escolar, atividades específicas desta série (horário de aulas, calendário de provas, atividades extras, normas disciplinares,  etc).
      Saber Viver (Cora Coralina):
Lição de vida:

Um comentário:

  1. Queridas Janeide e Gislane,
    gostei muito das orientações do blog. Beijão e parabéns pelo brilhante trbalho de vcs no Auxiliadora!!

    Taísa

    ResponderExcluir